Hoje é o Dia do Livro Infantil

.
Hoje é dia 18 de Abril, O Dia do Livro Infantil, e tomei consciencia deste dia após ler o jornal da minha região em uma matéria que fala sobre o incentivo a leitura.

Lendo a matéria me lembrei da minha infancia, e do meu primeiro livro. O livro se chama "A Sementinha Bailarina" e marcou tanto a minha infancia que até hoje me recordo da estória, da capa do livro e dos desenhos em cada página. O livro é sensacional e descobri que o livro ainda existe, por isto recomendo a leitura para as crianças.

O livro infantil é muito importante e foi através do meu primeiro livro que me apaixonei pela leitura e continuo adorando um bom livro. Mas para mim os livros infantis não são apenas para as crianças. Muitos adultos continuam aprendendo e se divertem lendo os livros com as crianças, que ficam fascinadas com as estórias.

E falando em Dia do Livro Infantil, não podemos esquecer do escritor Monteiro Lobato que nasceu no dia 18 de Abril de 1882 em Taubaté, e quando criança já escrevia pequenos contos na escola que frequentou. Também não podemos esquecer a sua famosa obra "O Sítio do Picapau Amarelo", uma das séries mais bonitas da minha infancia. Simplesmente adoro as estórias até hoje, uma obra muito brasileira, que ensina nosso folclore para as crianças.

Veja uma linda frase em que Monteiro Lobato descreve seu dom pela escrita.

"No fundo não sou literato, sou pintor. Nasci pintor, mas como nunca peguei nos pincéis a sério, arranjei, sem nenhuma premeditação, este derivativo da literatura e nada mais tenho feito senão pintar com palavras."

Deixo aqui também um trechinho da música de abertura e a primeira vinheta de abertura da série do "Sítio do Picapau Amarelo" de 1977. E como esquecer algo tão bonito ?

Marmelada de banana, bananada de goiaba
Goiabada de marmelo
Sítio do Pica-Pau amarelo
Sítio do Pica-Pau amarelo

Boneca de pano é gente, sabugo de milho é gente
O sol nascente é tão belo
Sítio do Pica-Pau amarelo
Sítio do Pica-Pau amarelo







Leia mais nos links abaixo.

Jornal O Vale - Dia do Livro Infantil tem programação até o dia 30

Livro A Sementinha Bailarina - Iza Ramos de Azevedo Souza

Acervo Unicamp - Monteiro Lobato

Museu Monteiro Lobato

Nenhum comentário:

Postar um comentário