As razões para otimismo em TI na America Latina

.
Acessei recentemente o site da Gartner com as apresentações da Gartner - IX Conferencia Anual de Tecnologias Empresariais
, que aconteceu em São Paulo nos dias 13 e 14 de Abril.

Todas as apresentações estão disponiveis no site da Gartner, contribuições valiosas para a área de TI e uma grande iniciativa da empresa em tornar estas apresentações disponiveis para o público.

Gostei muito da apresentação Cenario de TI na América Latina: 2010 - A virada para expansão. Faço aqui um resumo com a minha interpretação sobre os pontos que mais chamaram a minha atenção, e recomendo muito a leitura completa desta apresentação da Gartner, bem como das outras apresentações realizadas na Conferencia.

1. 2010 e 2011 serão os anos mais importantes para o resto das nossas carreiras em TI. Conforme explicado no artigo estamos movendo do periodo de recessão para recuperação. Neste futuro TI contribui para os resultados da empresa, ao invés de se limitar ao gerenciamento dos recursos de TI.

2. A expectativa é que a AL seja a terceira região com melhor indice de crescimento no mundo. A próxima ação é que as organizações de TI na America Latina tenham melhor conhecimento global.

3. O orçamento em TI para a AL em 2010 será maior que nas outras partes do mundo. A próxima ação para os CIOs é insistir que os fornecedores apresentem qual o valor das novas tecnologias para o negócio, antes de se comprometer com novas tecnologias ou fornecedores.

4. Melhorias nos processos de negócios e melhor uso de recursos tornaram-se prioridade, ou seja, melhores serviços e retenção de clientes. Além disto empresas Latino-Americanas se tornam mais globais, como exemplo as brasileiras: Ambev, Embraer, Petrobras e Vale. A próxima ação é implementar sistemas para gerenciamento corporativo de performance, para detectar rapidamente as mudanças nos negócios, e alertar mudanças pendentes.

5. As quatro prioridades em TI na AL são: computação em nuvem, aplicações para business inteligence, virtualização e tecnologias móveis. Computação e virtualização são mais importantes pois é percebido rapidamente uma grande redução de custos na infraestrutura em geral. A próxima ação é as empresas com habilidades em Business Intelligence e DataWarehouse criarem um bom modelo de negócios que poderá ser utilizado em outras regiões do mundo. As tecnologias móveis aumentam com o maior numero de celulares com esta capacidade, melhorando a comunicação com os clientes e a satisfação dos clientes.

6. A AL adotou bastante o software de código aberto, reduzindo custos, e diminuindo a dependencia de softwares proprietários. A próxima ação para a região é utilizar a subscrição para os contratos de suporte.

Boas razões já temos, agora é trabalhar bastante para que as previsões e o otimismo sejam mesmo realidade.

Quer mais razões e previsões para um ótimo 2010 ? A Copa do Mundo na África do Sul, e a torcida para o Brasil Hexaaaaa !!!

Referencias:
Gartner - IX Conferencia Anual de Tecnologias Empresariais
Cenario de TI na América Latina: 2010 - A virada para expansão
FIFA World Cup

2 comentários:

  1. Eu sou muito pessimista, Dani. Estamos em ano de eleições e dependendo de quem assumir o cargo de presidente a coisa pode ser boa ou ruim.

    Infelizmente vivemos em um país atrasado, esta é a verdade. Você sabia que ainda há comunidades no norte do Brasil que sequer dispõem de luz elérica? Há cidades no interior de Rondônia que são alimentadas por geradores a óleo e que não têm fornecimento de energia elétrica permanente.

    Não é possível fazer com que um país assim, com falhas gritantes de infra-estrutura avance sem antes resolver estes problemas básicos.

    ResponderExcluir
  2. Oi Ronaldo, muito obrigada pelas suas contribuições no blog. Bom, eu continuo otimista por que TI é um mercado emergente para o Brasil. Também já trabalhei com profissionais competentes em TI que são da região Norte e acredito que seja possivel uma cidade do Norte emergente em TI nos próximos anos. Recomendo o post "Brasil no mercado emergente de outsourcing"( http://americapersonaltech.blogspot.com/2010/03/brasil-no-mercado-emergente-de.html") onde Recife e Brasilia são citadas como cidades emergentes em TI, segundo relatorio da Cyber Media. Bom, além disto o relatorio da Gartner (pagina 12) também demonstra que temos um desenvolvimento sustentável na área de TI. Concordo com voce que os investimentos precisam continuar, pois a tecnologia não alcançou todas as regioes do pais, que é continental. Além disto a tecnologia evolui rapidamente e constantemente e precisa de investimento continuo. Mas sou muito otimista pois já temos algo, precisamos é continuar regando a plantinha da TI para continuarmos colhendo frutos.

    ResponderExcluir