O dia mundial da água já passou, foi dia 22/Março, mas mesmo assim resolvi escrever algo ...

.
Dia 22 de março foi o dia mundial da água e este dia foi estabelecido pela ONU (Organizações das Nações Unidas). Depois de um tuite de um amigo tomei consciencia que o Dia Mundial da Água já havia passado... Mas mesmo assim resolvi escrever este post e apresentar uma situação que passei com vazamentos.

Para quem mora em prédio acredito que é mais dificil identificar vazamentos. Isto ocorreu recentemente comigo. Só me dei conta que havia um vazamento no banheiro porque diminuiu muito a saída de água no chuveiro. No meu caso, o cano que sustenta o chuveiro se partiu internamente na parede. Felizmente percebemos a tempo e o vazamento não chegou a causar infiltrações no andar de baixo.

Acredito que vazamentos sejam mais difícies de serem identificados em prédios e muitas vezes, só nos damos conta quando causa alguma infiltração no andar de baixo. Portanto fique atento se o fluxo de água diminui repentinamente. Ou então, quando o fluxo de água aumenta muito: neste caso é a borrachinha ("courinho") que fica na torneira que está desgastado.

A economia de água é algo que pode ser feito revendo pequenos hábitos diários e observando as perdas por vazamento. Para saber um pouco mais eu recomendo os tres sites abaixo com sugestões de preservação:

1. O site do Menino Maluquinho, com um página especifica sobre o Dia Internacional da água. O site é bem interessante e ótimo para educar adultos e crianças.

http://meninomaluquinho.educacional.com.br/PaginaExtra/default.asp?id=2253

2. O blog Sustainable MkT's recomendado por um amigo, contendo informações sobre a água e como é pouco sua disponibilidade para o consumo humano.

http://sustainablemkt.wordpress.com/2010/03/29/o-dia-mundial-da-agua-passou/

3. E o site da USP

http://www.pura.poli.usp.br/dicas.htm

Vamos rever nossos pequenos hábitos diários para preservação da nossa água.

Um comentário:

  1. Olá Daniela.

    Obrigado pela indicação do blog sutainablemkt.
    Como você disse são nossa pequenas observações e atitudes que podem mudar esta realidade e muitas outras.
    Em média no Brasil 35% da água tratada não é faturada pois não chega nas residencia. São as perdas na distribuição.

    ResponderExcluir