As marcas e a mudança de foco

.
A impressão que tenho é que antigamente as marcas eram muito mais focadas e isto era tão claro que marca e produtos se confundiam.

Por exemplo:
1. bombril, sempre foi bombril até a assolan chegar e reviver o nome esponja de aço.
2. gillete, aparelho de barbear, este acredito que ainda permaneça um pouco.
3. maizena, também continua forte, apesar de termos varios produtos veiculando o nome amido de milho.

Enfim, quanto mais especialista a marca maior a confiança do consumidor de que aquela marca sabe exatamente o que faz.

Mas então, puxado pelo mercado de tecnologia, este conceito parece cair por terra.

Hoje mesmo li uma entrevista do CEO da Cisco informando que a empresa vai atuar no segmento de TI, competindo principalmente com HP e IBM, e na entrevista ele fala com clareza sobre todos os concorrentes para cada segmento em que a Cisco atuará.


E os exemplos não param por ai.

A Google, que começou como especialista em ferramentas de busca, agora vende telefone.

A Microsoft especialista em programas para computadores pessoais, criou sua propria ferramenta de busca 'Bing' e já anunciou que vai lançar um tablet.

As marcas me parecem muito mais generalistas do que especialistas.

Se antigamente o foco era a melhor estratégia, o futuro parece ser multidisciplinar, um antidoto para a obsolescencia.

Eu particularmente quando penso no meu "personal branding", diria que minha carreira embora focada em tecnologia é repleta de segmentos distintos, pois atuei em telecom, aviação e bebidas.

Continuo observando as grandes empresas do mercado de tecnologia, e parece que este será mesmo o ritmo, neste caso, mais não é menos, mais é mais mesmo...

Leia mais em:

http://infoworld.com/d/networking/chambers-how-ill-make-cisco-its-biggest-player-291

http://oglobo.globo.com/tecnologia/mat/2010/03/09/confira-primeiras-imagens-do-courier-tablet-da-microsoft-916021125.asp

2 comentários:

  1. "Quando penso no meu "personal branding", diria que minha carreira embora focada em tecnologia é repleta de segmentos distintos"...
    Saiba, Dani, que comigo acontece exatamente a mesma coisa! Eu comecei lidando com Telex (!) (era uma espécie de "modemzão" ligado ao PC pela serial), passei pra PCs e demais periféricos (aprendi muito como Técnico de Camnpo!), depois fui administrar NetWare, pra em seguida fazer pré-venda de Compaq, caindo de cabeça em Cisco e passando até mesmo por Network Management. Agora, graças à pós, uma outra possibilidade se descortina, que é dar aula! De qualquer coisa debaixo do grande guarda-chuva da "Tecnologia", é claro! :O)

    No caso das empresas, pode ser que aconteça o contrário, ou seja, "mais é menos": mais nichos de mercado explorados devido à "menor liberdade" (leia-se aumento da concorrência) nos nichos atuais... ;-)

    ResponderExcluir
  2. Ra ra ra ra ra ra!! "aprendi muito como Técnico de Camnpo", menos a digitar direito!! Esse meu teclado tá tão ruim... :O)

    ResponderExcluir