O consumidor no pós crise

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Assisti a este video no TED onde John Gerzema diz que há um lado positivo para a recente crise financeira - a oportunidade para uma mudança positiva.
Falando em TEDxKC, ele identifica quatro grandes mudanças culturais dirigindo um novo comportamento do consumidor e mostra como as empresas estão evoluindo para se conectar com consumidores mais conscientes.

Pontos que chamaram a minha atenção, embora este video seja mais voltado a economia americana:
  • O consumidor assume o controle, e move do estado de ansiedade para a ação.
  • O consumidor está fortalecido.
  • Compras via cartão de debito superiores ao cartão de credito.
  • Consumidor mais preparado sobre a forma como economiza e como investe o dinheiro.
E qual é a oportunidade ?
  • Mover do consumo sem consciencia para o consumo consciente.
  • Alinhar valores com o dinheiro que pode ser gasto.
  • Mover o capitalismo do conceito "mais" para o conceito "melhor".
Novas regras:

Regra #1
  • valor cultural = liquidez, movendo de ter coisas para ter liquidez.
  • estrategia do consumidor = déclassé consumption, ou seja, gastar o dinheiro sem preparação é anti-fashion.
  • principio de gerenciamento = dolars e senso de gastos.
Exemplos:
Zinga, para atingir o desejo do consumidor não é possivel ficar apegado a um preço fixo, é preciso um preço variavel, e aumenta a ocorrencia de micropagamentos.
Hulu, as pessoas passaram a utilizá-lo para reduzir os gastos com a TV a cabo.

Regra #2
  • valor cultural = etica e jogo limpo.
  • estrategia do consumidor = empatia e respeito.
  • principio de gerenciamento = valor e valores.
Exemplo:
Os consumidores passam a olhar a cultura da empresa e a sua conduta no mercado.
Aumento do serviço voluntariado, alumni das universidade recontactando os estudantes e ajudando-os no compartilhamento de conhecimentos e treinamento.

Regra #3
  • valor cultural = espirito indestrutivel.
  • estrategia do consumidor = durabilidade, consumidores desejam extrair valor de cada compra efetuada.
  • principio de gerenciamento = uma marca/relacionamento que dura.
Exemplo:
Como as empresas podem se comportar: oferecer transparencia e a promessa de que estas companhias estarão lá para ir além da venda efetuada hoje.
Alguns exemplos práticos, os consumidores americanos estão mantendo seus carros por mais tempo. As bibliotecas passaram a ser mais utilizadas e 68% dos americanos utilizam um cartão para a biblioteca.
Permitir que os consumidores percebam a ética atras dos produtos produzidos pelas companhias.
Novas formas de prover fidelidade utilizando não somente o desconto instantaneo.

Regra #4
  • valor cultural = retorno as origens (retorno a casa ou organização para a qual o consumidor se sente parte), ou seja, estar conectado com suas comunidades e redes sociais.
  • estrategia do consumidor = consumismo cooperativo, ou seja, os consumidores trabalhando juntos para conseguir o produto que eles desejam no mercado.
  • principio de gerenciamento = organização de comunidades.
Exemplo: Em algumas comunidades americanas as pessoas passaram a publicar o consumo de energia ao publico, e em algumas comunidades o consumo reduziu. Blog da J&J, momversation, um forum para as maes se comunicarem.

Pontos importantes descritos por John Gerzema.
  • Entender valores ao realizar gastos forçará o capitalismo a ser melhor.
  • Propiciar inovação para produzir produtos mais duráveis e melhores.
  • Melhor e mais intuitivo serviço ao cliente.
  • Consumidores se conectarão com as companhias que compartilham os mesmos valores que eles.
Assista ao video, pois é muito interessante !

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