Assisti a este video no TED onde John Gerzema diz que há um lado positivo para a recente crise financeira - a oportunidade para uma mudança positiva. Falando em TEDxKC, ele identifica quatro grandes mudanças culturais dirigindo um novo comportamento do consumidor e mostra como as empresas estão evoluindo para se conectar com consumidores mais conscientes.
Pontos que chamaram a minha atenção, embora este video seja mais voltado a economia americana:
- O consumidor assume o controle, e move do estado de ansiedade para a ação.
- O consumidor está fortalecido.
- Compras via cartão de debito superiores ao cartão de credito.
- Consumidor mais preparado sobre a forma como economiza e como investe o dinheiro.
- Mover do consumo sem consciencia para o consumo consciente.
- Alinhar valores com o dinheiro que pode ser gasto.
- Mover o capitalismo do conceito "mais" para o conceito "melhor".
Regra #1
- valor cultural = liquidez, movendo de ter coisas para ter liquidez.
- estrategia do consumidor = déclassé consumption, ou seja, gastar o dinheiro sem preparação é anti-fashion.
- principio de gerenciamento = dolars e senso de gastos.
Zinga, para atingir o desejo do consumidor não é possivel ficar apegado a um preço fixo, é preciso um preço variavel, e aumenta a ocorrencia de micropagamentos.
Hulu, as pessoas passaram a utilizá-lo para reduzir os gastos com a TV a cabo.
Regra #2
- valor cultural = etica e jogo limpo.
- estrategia do consumidor = empatia e respeito.
- principio de gerenciamento = valor e valores.
Os consumidores passam a olhar a cultura da empresa e a sua conduta no mercado.
Aumento do serviço voluntariado, alumni das universidade recontactando os estudantes e ajudando-os no compartilhamento de conhecimentos e treinamento.
Regra #3
- valor cultural = espirito indestrutivel.
- estrategia do consumidor = durabilidade, consumidores desejam extrair valor de cada compra efetuada.
- principio de gerenciamento = uma marca/relacionamento que dura.
Como as empresas podem se comportar: oferecer transparencia e a promessa de que estas companhias estarão lá para ir além da venda efetuada hoje.
Alguns exemplos práticos, os consumidores americanos estão mantendo seus carros por mais tempo. As bibliotecas passaram a ser mais utilizadas e 68% dos americanos utilizam um cartão para a biblioteca.
Permitir que os consumidores percebam a ética atras dos produtos produzidos pelas companhias.
Novas formas de prover fidelidade utilizando não somente o desconto instantaneo.
Regra #4
- valor cultural = retorno as origens (retorno a casa ou organização para a qual o consumidor se sente parte), ou seja, estar conectado com suas comunidades e redes sociais.
- estrategia do consumidor = consumismo cooperativo, ou seja, os consumidores trabalhando juntos para conseguir o produto que eles desejam no mercado.
- principio de gerenciamento = organização de comunidades.
Pontos importantes descritos por John Gerzema.
- Entender valores ao realizar gastos forçará o capitalismo a ser melhor.
- Propiciar inovação para produzir produtos mais duráveis e melhores.
- Melhor e mais intuitivo serviço ao cliente.
- Consumidores se conectarão com as companhias que compartilham os mesmos valores que eles.
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