Confiança e Credibilidade, tão importantes quanto qualidade de produtos e serviços

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A Edelman recentemente publicou o relatório “Trust in Business Rises Globally, Driven by Jumps in USA and other western economies”, que traz uma visão sobre a reputação nos negócios ao redor do mundo.

O relatório descreve que no Brasil a confiança nos negócios está acima de 60%, assim como nos outros BRIC (China, India e Russia).

Pela primeira vez no relatório, confiança e transparencia foram apontadas como tão importantes como a qualidade de produtos e serviços. O relatório revela que confiança é essencial nos negócios sendo algo que precisa ser construído e demonstrado.

Outra abordagem do relatório foi a confiança nas principais mídias: TV, jornais e radio. E para estas mídias há dados bem interessantes. No EUA a credibilidade da televisão caiu 20 pontos em dois anos (de 43 pontos em 2008 para 20 pontos em 2010). No Reino Unido a credibilidade das rádios caiu 20 pontos em dois anos. Nos paises do BRIC (Brasil, Russia, India e China) também houve queda de 15 pontos no índice para televisão e jornais (sendo os indices atuais de 40% e 30% respectivamente).

As industrias de tecnologia estão entre as mais confiáveis no setor industrial, pois são vistas como empresas que focam no futuro, oferecendo produtos com preços competitiveis visando melhorar a qualidade de vida das pessoas.

O relatório ressalta que as empresas precisam conversar e ouvir a um número maior de pessoas que no passado, e estarem prontas para mudar o curso baseado no que ouvem. O engajamento das empresas precisa ser mais demonstrado através de ações e não apenas discursos.

Para ler o relatório acesse:

http://www.edelman.com/trust/2010/docs/2010_GLOBAL_Trust_Barometer_Press_Release.pdf

Um comentário:

  1. Sensacional Dani... Isso vem bem ao encontro do que escrevi em um de meus posts, onde citei que empresas fazem investimentos estratosféricos para implementarem CRM's e etc. Tudo com o intuito de melhorar o relacionamento com o cliente, mas as próprias empresas não procuraram ouvir os clientes e saber realmente o que querem e o que precisam. E não são apenas os clientes externos não, a confiança primeiro precisa crescer dentro da empresa, perante os cliebtes internos e só depois ser externalizada.
    Lembro-me de um curso de negociação que fiz, onde um dos exercícios era vender um produto. O grande questionamento acerca do produto era: Eu compraria esse produto? Eu usaria esse produto? Eu compraria um produto dessa empresa? Se a resposta for sim, então você seria capaz de vendê-lo. ;-)
    Interessante né?
    Beijos!

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