
Uma das atividades que me traz maior bem estar no momento é a caminhada e a corrida. Confesso que não estou leve o suficiente para aguentar uma boa corrida, mas estou melhorando.
E como esta pratica se tornou muito importante para mim, o que preciso agora é um bom tenis que seja adequado para estas atividades.
Bom, fui em busca do meu tenis esta manhã. Dirigi-me a uma loja já conhecida na cidade pelos bons preços para o tenis. Não possui vendedores atendendo, voce mesmo olha, calça e se dirige ao caixa. Foi o que eu fiz, procurei o tenis que fosse adequado para "running", calcei, gostei do tenis e do preço e me dirigi ao caixa.
Quando eu cheguei no caixa a moça me perguntou: "qual a sua pisada ?". Pensei um pouco e respondi " acho que é para fora", aí ela me disse, "então este tenis não é adequado para voce, porque este possui a pisada para dentro. Vou te mostrar outros modelos". Então ela me explicou sobre o solado, os amortecedores e o layout do tenis adequado para cada tipo de pisada. Bom, eu buscava uma marca específica, e desta marca ela não tinha o modelo para a minha pisada. Enfim, ela preferiu perder a venda do que me vender algo que a longo prazo me traria problemas no joelho ou na coluna.
Dirigi-me a segunda loja, já de posse de todas as informações sobre pisada, solado, e amortecedores. O vendedor chegou, e eu perguntei pela marca específica indicada pela outra vendedora. Dessa vez eu não disse nada, só falei algumas coisas de forma que eu pudesse testar o conhecimento do vendedor. Vendedor esperto, me deu mais algumas informações, e estava bem informado sobre as caracteristicas do tenis. Ponto para ele! Mas o preço era tão alto que fiquei desmotivada em comprar, mas ele me convenceu a experimentar o calçado mesmo assim. Calcei o tenis e fiquei apaixonada pelo conforto. No espelho eu conseguia ver o funcionamento dos amortecedores. O vendedor percebendo o meu desejo, e vendo que o preço estava alto me aconselhou a experimentar outros modelos e marcas, já que ele tinha vários. É incrível mas a diferença entre as marcas é grande. Um modelo básico não traz o conforto que já tenho com meu tenis velhinho. E ele percebeu que eu quero mesmo o tenis melhor, e me fez ver que as outras marcas não me trarão o benefício que estou desejando. Entretanto, o preço me fez desistir da compra. Pelo menos naquele momento. Interessante que o vendedor não insistiu para que eu comprasse os modelos mais baratos, mesmo perdendo uma venda.
Estou feliz porque não gastei meu dinheiro com algo que não é o que eu quero, e além disto, agora tenho mais informações para realizar a minha compra. Ponto para os vendedores, porque mesmo sem realizar as vendas desta vez, eu já sei onde voltarei no futuro, ou mesmo posso recomendar as lojas para meus amigos. Então isto pode trazer vendas futuras para eles. Além disto eu provavelmente retornarei a estas lojas.
Se eu voltar na segunda loja agora, não vou conseguir o desconto que eu desejo, porque o vendedor sabe que eu quero muito o tenis, e embora o tenis já esteja com "desconto", eu não estou disposta a pagar aquele preço. Entretanto, eu corro o risco de não ter mais o produto, o preço subir, e pior, ficar mais um tempo sem meu objeto de desejo.
Por outro lado, talvez o modelo que eu desejo chegue na outra loja que tem um preço melhor, mas não tinha o modelo agora...
Será que vale a pena esperar !?
Ou
Devo batalhar mais descontos com o vendedor, mesmo que minha primeira tentativa tenha sido falha ?
O tenis é muito caro e um grande investimento para o meu lazer favorito.
Oi Dani!
ResponderExcluirUma dica que eu posso te dar é confirmar a sua pisada. Às vezes temos a impressão de que pisamos de um determinado jeito, mas de repente não é exatamente como imaginamos. Algumas lojas de esportes possuem esse teste de pisada gratuito. Pergunte por ele. É bem simples e rapidinho. Vai que vc descobre que a sua pisada é diferente do q imagina e que existem opções mais em conta.. ;)
Agora caso o tenis maravilhoso e caro realmente seja a melhor opção acredito que você pode conseguir uma desconto mas nada que fará o calçado passar da categoria preço absurdo para razoavelmente em conta. Neste caso a sugestão que lhe dou seria importá-lo! Seja comprando por algum site no exterior ou mesmo através de algum amigo que esteja fora, Canadá por exemplo... ;)
Parabéns pelo empenho na corrida e continue firme! Eu já tentei correr, mas ao contrário de você, não e apaixonei pelo esporte... Exceção à regra... Corrida é praticamente mania nacional!
Um abraço,
Janaine
Adorei o post. Parabéns!
ResponderExcluirVocê deu sorte, na minha opinião, em geral, o atendimento ainda é bem amador.
Veja meu post sobre o assunto em http://blogj11.wordpress.com/2010/02/12/o-atendimento/