Antes do Amazon Kindle ser este sucesso chamando a atenção de Steve Jobs para o mercado de eBooks, a Sony já havia lançado em 2006 um eReader Portátil.
Com este eReader a Sony investiu em uma nova tecnologia chamada E-Ink, que permite que as palavras sejam apresentadas de forma semelhante a de uma impressora laser.
A idéia era que os consumidores comprassem copias formatadas de livros publicados no Web site da Sony ou carregasse documentos word ou pdf.

Qual o grande problema deste dispositivo ? 2006 já era um ano em que a Internet era bastante utilizada, entretanto este dispositivo não se conectava a Internet. Funcionalidade essencial para a era digital.
O que o Amazon Kindle tinha a mais ? Conexão via 3G, e a possibilidade de realizar o download de e-Books diretamente para o dispositivo. Além disto a Amazon já tinha uma política para os usuários que comprassem mais livros terem a possibilidade de comprar outros textos com uma taxa mínima.
O que a Amazon exergou claramente ? A possibilidade de utilizar um dispositivo como e-Reader, alavancando e expandindo outros serviços relativos a e-Books.

Além disto a Amazon se comprometeu em fazer um grande uso das informações disponiveis sobre seus clientes: reviews, emails e discussion forums.
E para completar escolheu o Linux para fácil evolução da plataforma.
Resultado: SOLD OUT !!!
Um pouco mais sobre o histórico dos eReaders Amazon Kindle e Sony:
http://blogs.zdnet.com/images/ebook.jpg
http://blogs.zdnet.com/BTL/?p=2619
http://llt.msu.edu/vol11num3/emerging/
http://www.amazon.com/kindle
check skiffy the eReader beauty: http://www.skiff.com/skiff-reader.html
ResponderExcluir