
Analisando um pouco mais a estratégia da Apple, encontrei este relatório produzido pela empresa Rubicon Consulting analisando os hábitos dos usuários do iPhone. O relatório é de 2008, mas traz insights interessantes, e explicam um pouco o movimento da Apple nos ultimos meses.
Primeiro a Apple estabeleceu uma base para o Macintosh e em seguida a loja virtual iTunes. A partir daí criou o iPod para fazer uso do iTunes. A dupla iPod e iTunes atraiu o público jovem e inclusive tornou usuários da Microsoft em novos clientes Apple.
Em seguida utilizando esta base de clientes, lançou o iPhone, pois conforme apresentado neste relatório de 2008, metade dos usuários de iPhone tinham também iPod e 25% eram usuários do Mac.
Resultado: uma base fiel de clientes permitiu que a Apple alavancasse negócios em segmentos adjacentes.
Lesson Learned: manter uma base de clientes satisfeita vai além de oferecer upgrades, pois uma base leal de clientes cria a oportunidade de alavancar novos negócios.
A novo mercado que a Apple busca atingir agora é a substituição dos notebooks, mas esta idéia já aparecia neste relatório de 2008. A previsão naquela época era que os PDAs substituiriam os notebooks, o que não aconteceu. O relatório de 2008 revela que ¼ dos usuários do iPhone preferiam carregar o iPhone do que o notebook.
Resultado: 2010, lançamento do iPad.
Pergunta: Quantos usuários do Mac, iPod, e iPhone se tornarão também usuários do iPad ? A Apple vai capturar mais usuários da Microsoft ?
Minha análise: E a Apple mudou, e mudou muito. E como diz um velho ditado em portugues, "Comendo pelas bordas", e lá vem a Apple de novo !!!
References:
http://rubiconconsulting.com/downloads/whitepapers/Rubicon-iPhone_User_Survey.pdf
http://www.macmaniacos.com/blog/wp-content/uploads/2009/12/apple-logo.jpg
A Apple faz produtos fáceis de usar, cuja interface é simples, agradável e inovadora devido às tecnologias de interface natural. Ao contrário da Microsoft que insiste nos paradigmas do Windows 95 até hoje, a Apple teve a coragem de quebrar paradigmas. Meu próximo computador será, com quase toda certeza, da Apple.
ResponderExcluir