
Quando a tecnologia evoluiu tanto a ponto de produzir tudo perfeitamente e em escala, o tédio da perfeição ressaltou a beleza da desigualdade. Quando tudo parecia exatamente igual para todos, a personalização trouxe a possibilidade de se ter as mesmas coisas, mas cada uma diferente da outra.
Essa personalização nasceu na Web e se alastrou no nosso dia-a-dia. Isto ficou muito claro para mim ao ler a coluna Paladar do Jornal O Estado de São Paulo. Na coluna "Atualize o software da sua receita", verifiquei que as receitas de cozinha que pareciam imutáveis foram todas "Reloaded" e as mesmas receitas da época da minha Avó são agora versão 2.0.
Por exemplo, no Camarão na Moranga, o creme de leite deu lugar ao consomê com cabeça de camarão e abóbora. O Ponche que antes tinha as frutinhas picadas em pedacinhos deu lugar ao champanhe com frutas em tiras grossas. E não é que até a Maria-mole mudou ? Não é mais povilhada no coco ralado, e nesta nova receita usa o açucar queimado.
Até a louça não é mais utilizada para o que é desenhada, xícara de café serve consomê e prato de sopa é para sobremesa. Bom, quem já morou em república ou alojamento para estudantes já passou por esta experiência antes, então já era estilo 2.0 mesmo sem saber.
Até o vinho tecnicamente impecável, onde tudo é balanceado dá lugar ao vinho artesanal com as garrafas imperfeitas.
É a personalização que permite o aparecimento do desigual e invadiu todos os segmentos, inclusive a cozinha ...
Então, não tenha medo de quebrar as regras e mudar as receitas, e aprimore seu estilo 2.0.
Referencias :
Coluna Paladar, noticias e receita do cubo mágico:
http://www.estadao.com.br/noticias/suplementos+paladar,atualize-o-software-da-sua-receita,3620,0.shtm
http://www.estadao.com.br/paladar-app/receitaDetalhe.action?idReceita=798
Nenhum comentário:
Postar um comentário