Hoje eu li um post retratanto o descaso no atendimento ao cliente no Brasil, “Serviços ao cliente: algo que precisa melhorar e muito”.
Isto me fez refletir sobre como prover um serviço de atendimento ao cliente com qualidade. Encontrei este artigo bem interessante no site do Sebrae, http://www.sebraesp.com.br, escrito pelo consultor João Abdala.
- O mercado atual requer o desenvolvimento de uma vantagem competitiva sustentável, algo que o cliente perceba como diferencial entre o produto da empresa e o produto do concorrente.
- Atendimento com qualidade e satisfação é uma filosofia baseada em parceria. E atualmente requer acrescentar benefícios a produtos e serviços.
- O cliente precisa ser ouvido com atenção e as críticas e sugestões transformadas em melhores produtos e serviços.
- É fundamental o treinamento de todos os envolvidos no contato com o cliente, para que seja entregue o produto/serviço que lhe foi prometido.
- Além da parceira com o cliente é fundamental a parceria com o funcionário, para que o plano seja executado com sucesso.
- Se uma empresa não procura conhecer o seu cliente, o concorrente irá fazê-lo.
- Com a competitividade crescente e com a era da Internet, o cliente exerce seu poder de escolha.
- De acordo com o artigo, os estudos recentes reportam que o consumidor está disposto a pagar 16% mais por serviços de qualidade.
Recomendo o site do Sebrae onde há mais artigos sobre o assunto.
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