A Web 2.0: Minha grande biblioteca global.

English: http://americapersonaltech.blogspot.com/2010/01/web-20-my-great-global-library.html

Quando eu tinha 12 anos de idade, eu tive uma tarefa na minha escola que era criar um caderno de poesias de grandes autores da literatura brasileira. Eu me lembro que aproximadamente por um mês, eu fui à biblioteca municipal da minha cidade, São José dos Campos. A biblioteca se chama Cassiano Ricardo, nome de um poeta ilustre da literatura brasileira, natural de São José dos Campos.


Eu gastei bastante tempo para preparar este caderno pois os livros eram compartilhados entre todos os alunos da sala ou melhor entre os alunos de toda a cidade que visitavam a biblioteca. Além disto, eu tinha que escrever manualmente no caderno e caprichar na caligrafia senão a professora não entenderia nada e minha nota em conseqüência seria baixa. A biblioteca é muito bonita e fica em um prédio histórico no centro da minha cidade.

Durante o curso técnico, eu visitava a biblioteca
do ITA em São José dos Campos, buscando os livros mais atualizados da área de informática. Uma biblioteca enorme não apenas com livros, mas artigos, revistas, e com um prédio com uma arquitetura muito bonita.









Na UNIVAP passei várias noites na biblioteca estudando durante a graduação.




Alguns anos depois, eu estou no mestrado em outro país e de volta às bibliotecas. Mas desta vez com recursos muito diferentes. Livros eu quase não emprestei, eu estudei Tecnologia da Informação e nesta área a maioria das informações estão na Web. Eu ia à biblioteca pois me sentia mais motivada vendo outras pessoas estudando também, principalmente no período das provas. Hoje a biblioteca é virtual, ou eu acessava a página principal da universidade buscando artigos nos portais de publicações científicas, ou buscava informações nos artigos públicos da Web em geral. Meus lugares preferidos eram a biblioteca principal da Universidade de Melbourne ou a Biblioteca do Estado de Vitória. Mais uma vez arquiteturas bonitas e bem interessantes, que atraíam a minha atenção quando eu me cansava do computador.


Naquela época eu usava basicamente a pesquisa através do Google ou Google Scholar.

Aí veio o RSS e uma nova forma de receber informações, mas então eu precisa entrar em cada site para assinar os posts, e receber informações automaticamente de um grupo de sites em que eu ficasse interessada.

Depois veio também o twitter, onde eu recebo informações de diversas pessoas, com frases curtas e objetivas e eu decido se quero ler ou não. Mas minha gama de fontes de informação aumentou muito, pois agora além de mim, tem um grupo de pessoas visitando vários sites e lendo informações diferentes e compartilhando comigo.

Visitando sites e blogs diariamente, tenho observado que além de ler, os internautas estão questionando e registrando as suas opiniões, o que torna a Internet mais democrática, pois nada do que está escrito é tomado como verdade absoluta.

Algumas pessoas dizem que a Internet, faz com que tudo seja copiado, que ninguém inventa mais nada, entretanto, eu não vejo assim. Com tanta informação circulando a humanidade tem a grande oportunidade de aprimorar idéias numa velocidade cada vez maior. Não vejo que a educação será prejudicada, pois a nova sociedade se desenvolve aprendendo a utilizar seu pensamento e visão crítica.

Eu gosto muito deste vídeo do Michel Serres. É uma mensagem que retrata muito bem esta evolução.
Nos próximos anos a Internet se tornará efetivamente uma ferramenta de colaboração, e só estamos no começo deste aprendizado.


Biblioteca Central do Instituto Tecnológico de Aeronáutica

Biblioteca da Univap - Universidade do Vale do Paraiba

State Library of Victoria
http://www.slv.vic.gov.au/

The University of Melbourne - Library
http://www.lib.unimelb.edu.au

Nenhum comentário:

Postar um comentário