A industria de software e a transição de produtos para serviços

Encontrei este artigo muito interessante na página de eBusiness do MIT (http://ebusiness.mit.edu/) que faz considerações bem importantes para negócios na área de software, considerando o movimento da industria de produtos para serviços. O artigo “The Changing Software Business: From Products to Services and Other New Business Models” é de 2008, mas o assunto é bastante atual.

Alguns pontos que me chamaram a atenção.

  1. A receita proveniente de serviços e manutenção é superior a de venda de produtos. Segue abaixo a Oracle como exemplo.

2. Historicamente as industrias começam dando atenção a como desenvolver um produto inovador. Um vez determinado o produto inovador o próximo passo é como produzi-lo em massa. O mesmo ocorreu com a industria de software, partindo da criação de produtos (sistemas operacionais e banco de dados), passando pela engenharia de software, culminando com as fabricas de software e com os modelos de maturidade.

3. Agora outro aspecto afeta a industria de software: indo além de produto e processo, temos agora a inovação nos serviços.

4. A venda de serviços cresce mais rápido do que a de software, talvez porque o preço do software ou de clientes diminuiu, e a concorrencia aumentou.

5. Há também a transição de projetar produtos para um grupo de clientes e passar a construir produtos e serviços específicos para cada cliente.

6. De acordo com o artigo, serviços contribuem positivamente até atingir 20% da receita total. Depois deste ponto o resultado não é positivo, e somente ao atingir 60% da receita total, serviços terão novamente um efeito positivo. A explicação para estes valores é que no primeiro caso as empresas utilizam 20% do preço do seus produtos para contratos simples de manutenção. Entretanto quando as empresas vendem mais serviços como customização do produto e um trabalho de integração complexo, treinamento e consultoria, estas atividades consomem mais recursos e diminuem a receita até que a empresa ganhe escala e experiencia para realizar estes serviços eficientemente, e é quando o dinheiro começa a voltar de novo.

7. Partir de produtos para serviços pode representar uma notícia ruim para muitas empresas de TI na área de serviços. Por exemplo, a IBM Global Services e Accenture, são historicamente parceiras de empresas como SAP e Oracle. Mas se serviços representam “dinheiro na mesa”, as empresas parceiras passam agora a competir entre si pelos serviços.

8. Os desafios para as empresas de software serão:

a) Qual o melhor mix entre produtos, serviços e manutenção e as porcentagens de cada um.

b) Como criar uma linha de serviços a partir de seus produtos.

c) Como transformar seus serviços em produtos, de forma a realizar serviços de maneira eficiente. Isto pode significar automatização de serviços.

Leia mais no artigo completo disponível no link abaixo:

http://ebusiness.mit.edu/research/papers/236_Cusumano_Changing_Software_Business.pdf

Um comentário:

  1. Fato. Serviços são muito mais valiosos que produtos. Por este motivo que estou investindo em SaaS, pois desenvolver software é muito caro.

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