Brazil: O interesse pela sustentabilidade

English: http://americapersonaltech.blogspot.com/2010/01/brazil-interest-in-sustainability.html

Hoje resolvi fazer uma pesquisa simples no Google Insights, e verificar qual foi a evolução do interesse pela sustentabilidade no Brasil. Fiz a verificação partindo de 2004 até a data atual, e buscando pesquisas na web pela palavra sustentabilidade.

Conforme o gráfico abaixo, o interesse pela sustentabilidade permanecia estável entre 2004 e 2006. Entretanto de 2007 a 2009 o crescimento do interesse pela sustentabilidade aumentou consideravelmente, e a previsão é que em 2010 o interesse continue crescendo.

Isto demonstra que estamos mesmo caminhando para um Brasil Verde.

Uma pesquisa da empresa TNS chamada Our Green World (de Agosto/2008), revela que muitas pessoas na América Latina estão se educando sobre os problemas ambientais e procurando ativamente por informações. E no Brasil a Internet é a fonte mais utilizada para se informar sobre as questões ambientais.

Este interesse pela sustentabilidade se reflete diretamente no comportamento do consumidor.

No Brasil 25% dos consumidores consideram que mudaram muito o seu comportamento em benefício do Meio Ambiente. Para 79% dos latinos atitudes verdes influenciam as decisões de compra. E os latinos são os mais dispostos a pagar mais por produtos que não prejudiquem o meio ambiente.


O relatório demonstra com simplicidade quais são os segmentos para o público verde.

De acordo com o relatório os segmentos se dividem em:

1. o verde é a coisa certa a fazer – são pessoas bem informadas e costumam agir de forma pró-ativa.

2. o verde é mais barato – são pessoas incentivadas pela economia e benefícios imediatos da onda verde.

3. o verde é cool – são pessoas que acreditam que devem se sacrificar em prol do meio ambiente.

4. o verde não é prioridade – são consumidores mais preocupados com tarefas diárias, e não tem muita experiencia em atitudes verde.


Com o interesse maior pela onda verde, é primordial que os profissionais entendam as nuances de cada público, para desenvolver produtos e informações específicas para cada um deles.

Para ler mais, acesse o relatório completo no link abaixo:

http://www.tnsglobal.com/_assets/files/TNS_Market_Research_Our_Green_World.pdf


Um comentário:

  1. Eu confesso que não acredito muito nessas pesquisas. Aqui em Ribeirão fala-se muito em sustentabilidade, eco isso, eco aquilo, mas em todo fim de tarde há uma nuvem negra no horizonte denunciando as queimadas nas lavouras de cana-de-açúcar. Da mesma forma, sempre que o dia está ensolarado, há sempre quem esteja lavando a calçada com litros e litros de água.

    Enquanto o povo não mudar sua atitude diante da questão do meio ambiente, de pouco importam as pesquisas. Afinal, o resultado das pesquisas podem ser livremente manipulados.

    ResponderExcluir