Grandes marcas e o futuro digital

English: http://americapersonaltech.blogspot.com/2009/12/enbrands-and-digital-future.html

O futuro digital está conquistado por grandes marcas, em sua maioria americanas.

Na ultima batalha, a dos PCs, na década de 80/90, a Microsoft levou a melhor, se comparada com as gigantes Apple e IBM, também americanas.
Nesta década, o cenário promete ser muito mais desafiador.

E quem está no pareo? Novamente empresas americanas: Apple, Google e Microsoft.

O que eles tem que as outras não tem ?

1. Somados possuem tecnologia para competir nas tres principais áreas em foco: data centers, cloud services, e periféricos. Google está na frente em relação aos data centers, mas esta não é uma vantagem competitiva a longo prazo.
2. Google está a frente em serviços, mas a Microsoft com o Bing pelo menos trouxe um rival a altura para pesquisas na Web.
3. A Microsoft lancou o Xbox para jogos, com poderosos serviços on-line.
4. Apple possui serviços especializados como o iTunes e uma grande variedade de aplicações disponíveis através do AppStore. Adicionalmente uma liderança consolidada com o sucesso do iPhone.
5. Google lançou recentemente o Google Nexus One para se lançar no mercado de smart phones que está sendo dominado pela Apple.
6. Apple é lider em aplicações móveis e distribuição de musica digital, e seus rivais sequer podem desenvolver aplicações para se conectar ao iTunes.

O que mais pode acontecer?

Dois emergentes também americanos:

1. Facebook: lider em rede social e com uma plataforma onde as pessoas se comunicam, compartilham informações e colaboram on-line.
2. Amazon: aparece com o Kindle, leitor eletronico.

E um europeu:
1. Nokia, apenas iniciando com seus serviços on-line através do Ovi. Mas já fechou recentemente lojas nos Estados Unidos.

Quem será o próximo ?

Twitter tem se demonstrado uma ferramenta poderosa para análise de desejos (não apenas fatos) via Web.

Haverá lugar para mais alguem ? IBM ?

Nenhum comentário:

Postar um comentário