Analise sobre o relatorio do Morgan Stanley Mobile Internet Report - temas #1 e #2


O relatorio 'The Mobile Internet report' publicado pelo Morgan Stanley despertou meu interesse porque ele traz uma perspectiva do mundo digital.

O relatorio aborda 8 temas chaves, mas até agora eu verifiquei apenas o tema #1 e #2.

Com relação ao tema #1, que descreve um novo ciclo na computação, é descrito que de 2010 a 2020, a internet móvel conectará mais do que celulares, mas vários dispositivos, como por exemplo, smartphones, kindle, mp3, pda, dispositivos portáteis para carro, dispositivos portáteis para a casa e jogos. Conforme descrito pelo artigo, esta evolução atenderá "a expectativa crescente dos consumidores - é crescente o cenário em que os consumidores esperam obter o que eles desejam, no momento desejado, e na palma da mão...

Com relação ao tema #2, este demonstra que o mundo móvel crescerá mais rápido do que o mundo dos desktops (computadores pessoais), e será maior também tendo 5 tendencias convergentes (3G+Rede Social+Video+Voz sobreIP+outros dispositivos móveis). Conforme descrito no artigo, e de acordo com Nathan Myhrvold, chefe de tecnologia da Microsoft, "o aumento da capacidade do hardware propiciou a inovação na área de softwares aplicativos (intensificando GPS e aparelhos multi-toque) melhorando o potencial do hardware ... otimizando o sinal via Wi-Fi e colocando pressão sobre as redes de celulares. Simplesmente, os consumidores querem uma banda larga (fixa / movel) 24x7".

Outro destaque é que a comunicação "Máquina para Máquina" (M2M) toma novas proporções no mundo móvel, e sensores móveis trazem de volta ao cenário "A Internet que conecta muitas coisas"; isto significa que tudo ao nosso redor estará coletando informações e se comunicando". O que teremos ? "Um crescimento rápido em número/tipo de dispositivos móveis conectados na computação em nuvem, ou seja, criando controles móveis e remotos em todo lugar."

Há uma questão abordada pelo relatório "Quando tudo estará conectado na Internet ? 2012 ? 2020 ?"

Adiante, o relatório apresenta que "3G é a chave para o sucesso da Internet Móvel".

Entretanto a rede de telefonia 3G ainda é concentrada nos países desenvolvidos.

A previsão apresentada pelo relatório, é que na América Central e na América do Sul, teremos 17% de cobertura 3G em 2014. Isto significa que na metade da década da Internet Móvel, a maioria das pessoas na América Central e da América do Sul, não estarão conectadas na rede 3G.

Até lá, há uma mercado gigante nas economias em desenvolvimento utilizando modelos básicos de telefones móveis e utilizando a rede 2G também.

Na minha opinião, nos mercados em desenvolvimento, muita inovação pode ser aplicada para o desenvolvimento de serviços utilizando SMS.


Leia mais sobre o relatório do Morgan Stanley no link abaixo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário