
Este relatorio especial do "The Economist", retrata como utilizar de forma inovadora os serviços via celular nos países em desenvolvimento. Veja abaixo um resumo das iniciativas apresentadas no artigo do The Economist "Beyond Voice".
1. Farmer's Friend (Uganda - apoiado por MTN, Google e AppLab) - Serviço que prove informações sobre agricultura via mensagem de texto. Por exemplo previsão do tempo para a região, uso de pesticidas, como plantar bananas, entre outros.
2. Google Trader (Uganda - apoiado por MTN, Google e AppLab) - serviço via mensagem de texto para encontrar compradores para os produtos dos pequenos produtores da area rural.
3. Village Phone Project (Uganda, AppLab) - "oferecer informações sobre agricultura e saúde é mais dificil do que oferecer um serviço telefonico, pois envolvem informações locais e questoes culturais", conforme explicado por David Edelstein da Grameen Foundation. O projeto Village Phone, busca parceiros locais, com o objetivo de compartilhar o conhecimento entre os trabalhadores locais.
4. Reuters Market Lite (India) - produtores rurais assinam o serviço de mensagens de texto, para receber informações sobre o clima, e preço de produtos.
5. mKrishi (India, Tata Consultancy Services) - permite que produtores rurais enviem perguntas e recebam respostas personalizadas.
6. Nokia Life Tools (India) - prove serviços de educação, entretenimento, e agricultura.
7. Nong Xin Tong (China Mobile) - Prove serviços em parceria com o ministerio da agricultura, e propicia informações sobre noticias, tempo e politicas governamentais para a agricultura.
8. Site 12582.com (China) - Site que envia informações via mensagem de texto aos agricultores sobre tecnicas de plantio, preços e pesticidas.
9. TradeNet (Ghana) - Lançado em 2005 em Ghana, conecta vendedores e compradores na área de agricultura, e atende hoje mais nove paises africanos.
10. CellBazaar (Bangladesh) - prove serviço de classificados via mensagem de texto.
11. mPedigree (Nigeria e Ghana) - serviço para identificar via mensagem de texto se um remedio é falso. Outros serviços também pertinentes na área de saúde é o envio de mensagem de texto para alertar os pacientes para tomar os remedios para tuberculose ou Aids.
12. Banco Móvel
O sucesso destas iniciativas de transferencia e pagamentos via celular depende muito do mercado em que é aplicada. A iniciativa de maior sucesso é o M-PESA no Kenya, lançado pela SafariCom. De acordo com o artigo, um dos motivos para o sucesso desta iniciativa ocorreu devido a violencia após as eleições de 2008, quando o serviço se transformou no lugar mais seguro para se armazenar dinheiro comparado aos bancos, que estavam envolvidos em disputas.
Ainda de acordo com o artigo os operadores de telecom tem uma imagem mais consolidada, uma marca e alcance mais forte que os bancos.
Conforme o artigo, na grande maioria das soluções implantadas, ocorre um limite de valores permitidos (em torno de 100 dolares). E para assinar o serviço o processo é mais formal do que apenas comprar um SIM card, entretanto é menos rigoroso do que abrir uma conta no banco.
Outra iniciativa é o mobile money service lançado pela MTN em Uganda.
De acordo com o artigo, outra vantagem, é a disponibilização de "Bancos para os sem Bancos", pois a previsão pela CGAP é que em 2012, 1.7 billhoes de pessoas terão um telefone móvel, entretanto 20% delas não terão conta em banco, mas terão um celular.
Nenhum comentário:
Postar um comentário