Eu tive um compromisso ontem em São Paulo, e que sufoco para chegar, o transito estava caótico. Estava até conversando com o taxista que hoje em dia em São Paulo quando alguém quer começar um assunto além do "Será que vai chover?", voce pode dizer também "Que transito é esse..." que já é o passaporte para o início de qualquer conversa.
Enfim, tive este compromisso na Berrini e a minha história inusitada começa ao final deste compromisso. Após o compromisso eu saí do prédio a procura de um taxi. O lugar parecia tranquilo, e eu estava andando na calçada, com o pensamento longeee ... não tinha transito na rua. Eis que quase no final da rua passou um carro ... Até aí nada de diferente, afinal na rua passa carro. O problema é que "havia uma poça d'agua no meio do caminho", "no meio do caminho havia uma poça d'agua". Então imagina a cena: eu, a poça d'agua e um carro passando ... Resultado eu tomei uma lavaaaddaaa !!! Eu consigo me relembrar em camera lenta do evento: eu caminhando descontraidamente, e de repente vem aquela água na minha lateral, molhando meu cabelo, minha blusa, meu envelope com documentos e a minha calça.
Meu pensamento na hora: "Meu Deus, devo estar com uma mancha negra na minha blusa branquinha ... Minha chapinha no cabelo foi literalmente para o brejo ..." Bom, mantive minha elegancia mesmo andando molhada pela rua. O bom seria se ninguém tivesse visto, mas logo a frente estava um rapaz parado em um estacionamento e pouco mais a frente duas pessoas paradas atrás de um caminhão. Todos olhando a menina que estava a pouco arrumadinha passar agora molhada e não descer do salto... Parei para conversar com o rapaz do estacionamento, e ele me falou: "Nossa que coisa hein ...", e eu ainda perguntei inocentemente "Será que foi de proposito ?". Eu me lembro bem do rosto dele que não me dizia mas pensava "Que lavada hein moça ...".
Bom segui meu caminho e fui direto para o taxi, já que não havia mais nada a fazer a não ser sair imediatamente daquele local ... Entrei no taxi e peguei minha blusinha de linha para me secar, eis que reparei que não havia nenhuma mancha negra na minha roupa... Embora a água tenha vindo de uma poça ela não estava suja como eu pensava... Eu estava molhada mas a água milagrosamente não estava suja e não sujou minha roupa, mas destruiu a minha chapinha... Limpei meus braços, cabelo, blusa, envelope e a calça. E comecei o diálogo com o motorista de taxi sobre este evento que aconteceu a pouco.
Eis que o motorista de táxi era um filósofo, pensador, escritor popular nas horas vagas... E ele me perguntou "mas voce não ficou com raiva ?" e eu disse "Eu nao ... a coisa foi tão inusitada e inesperada que no final foi até engraçado...". Aí ele me falou "ah mas isto faz parte da sua história agora, o que era para ser um simples compromisso, terminou com uma história bem diferente. E o melhor não alterou em nada o seu humor. Até a água do chão da rua que era para ser suja estava limpa. Isto dá uma história mesmo" e ele sugere um tema "O banho de agua suja que me lavou a alma", que se tornou o titulo deste post. E ele continuou: "Não deve ser uma pessoa ruim que fez isto, pois isto lhe trouxe energias boas...". E ele prosseguiu "Além disto o banho ocorreu após o compromisso, imagina se fosse antes, voce ia chegar toda atrapalhada para o compromisso ... " Este motorista é com certeza a pessoa mais intelectual que já encontrei em um taxi. E ele continuou, "ah voce precisa escrever para registar isto ..."
Continuamos a conversa, e cheguei ao meu destino intermediário, Vila Mariana, me divertindo com todos os pensamentos filosóficos do caminho.
Ainda demorei mais tres horas para chegar em casa, quando finalmente pude tomar meu banho ...
A história no final foi bem engraçada, mas acho que a pessoa poderia ter pelo menos parado e me pedido desculpas. Embora isto não tenha ocorrido, outras coisas positivas e reflexões aconteceram:
1. Tomei o "banho inesperado" ("a lavada") depois e não antes do compromisso.
2. Sempre que tiver um compromisso, ao chegar, pare exatamente em frente ao local para evitar "lavadas" inesperadas.
3. Ao sair de um compromisso se tomar uma "lavada" não se aborreça, afinal voce já está indo embora ...
4. Há sempre um filósofo, pensador, escritor popular anonimo por ai, no meu caso o taxista.
5. Uma história engraçada marcou definitivamente meu compromisso.
6. Alguém quis se divertir comigo ...
7. Mas no final eu me diverti também ... ;)))
E para encerrar uma homenagem para "A Poça d'Agua", com Gene Kelly sapateando sobre um monte delas...
Vai Gene ... Faz o que eu tive vontade de fazer ontem, mas não podia "descer do salto"...