Porque algumas pessoas no Brasil nunca acessaram a Internet

Oi, hoje veriquei o artigo sobre o Uso de TICs no Brasil referente a 2008, disponibilizado pelo Comite Gestor de Internet no Brasil (CETIC) que pode ser acessado gratuitamente na URL http://www.cetic.br/tic/2008/index.htm. Segue a minha análise e opinião sobre os numeros apresentados na pagina 128 do artigo:

1. Dentre a falta de interesse pela Internet, 46% das pessoas na área urbana não tem necessidade/interesse, contra apenas 33% na área rural. Ou seja há mais pessoas na área rural dispostas a usar a internet.

2. Na área urbana 19% relatou que não tem de onde acessar, e 36% na área rural. Ou seja, embora na área rural o interesse seja maior, a internet não está disponível para 36% dos entrevistados.

3. No item falta de habilidade com computador/internet, o indice maior foi na região Norte, 76%. A analise entre sexo masculino e feminino, o publico masculino demonstra menor habilidade com computador e internet.

4. O interessante é que para as pessoas com renda familiar menor que R$415,00 apenas 34% demonstrou não ter interesse. O menor indice comparado com as demais faixas de renda. O menor indice referente a falta de interesse também se confirma na avaliação por classe social e por faixa etária, once classe DE e jovens entre 10 e 15 anos apresentaram o menor indice.

5. Entretanto para os itens "não tem condições de pagar o acesso" e "não tem de onde acessar", os maiores índices foram apresentados para a classe DE e jovens entre 10 e 15 anos.

Na minha opinião e avaliação, os indices demonstram que dentre as pessoas que nunca acessaram a Internet (mas já usaram um computador), as pessoas com menor renda e os jovens, são os maiores interessados em ter um acesso, mas foram os que apresentaram o maior indice referente a falta de recursos para pagar ou não tem de onde acessar. Estes indices também foram maiores na area rural se comparado a area urbana.
Regards, Daniela.


Fonte: SURVEY ON THE USE OF INFORMATION AND COMMUNICATION TECHNOLOGIES IN BRAZIL 2008 / CETIC.BR

Nenhum comentário:

Postar um comentário